quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Quando se pensa... dignidade do sacerdote

Hugo Wast

Quando se pensa que nem a Santíssima Virgem pode fazer o que faz um Sacerdote.
Quando se pensa que nem os anjos nem os arcanjos, nem Miguel nem Gabriel nem Rafael, nem príncipe algum daqueles que venceram a Lucifer podem fazer o que faz um sacerdote.
Quando se pensa que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou na última ceia um milagre maior que o da criação do Universo com todos seu esplendores que foi o converter o pão e o vinho em seu Corpo e seu Sangue para alimentar o mundo, e que este prodígio, ante o qual se ajoelham os anjos e os homens, pode repeti-lo a cada dia um sacerdote.
Quando se pensa no outro milagre que somente um sacerdote pode realizar: perdoar os pecados e que o que ele ata no fundo de seu humilde confessionário, Deus obrigado por sua própria palavra, o ata no céu, e que ele desata, no mesmo instante o desata Deus.
Quando se pensa que a humanidade se redimiu e o que mundo subsiste porque há homens e mulheres que se alimentam cada dia desse Corpo e desse Sangue redentor que só um sacerdote pode realizar.
Quando se pensa que o mundo morreria da pior fome se chegasse a faltar-lhe esse nadinha de pão e esse nadinha de vinho.
Quando se pensa que isso pode ocorrer, porque estão faltando vocações sacerdotais; e que quando isso ocorrer se comoverão os céus e explodirá a Terra, como se a mão de Deus houvesse deixado de sustenta-la; e as pessoas gritarão de fome e de angustia, e pedirão esse pão, e não haverá quem lhes de; e pedirão a absolvição de suas culpas, e não haverá quem os absolva, e morrerão com os olhos abertos pelo maior dos espantos.
Quando se pensa que um sacerdote faz mais falta que um rei, mais que um militar, mais que um banqueiro, mais que um médico, mais que um mestre, porque ele pode substituir a todos e nenhum pode substituir a ele. Quando se pensa que um sacerdote quando celebra no altar tem uma dignidade infinitamente maior que um rei; e que não é nenhum símbolo, nem sequer um embaixador de Cristo, senão que é Cristo mesmo que está ali repetindo o maior milagre de Deus.
Quando se pensa tudo isto, se compreende a imensa necessidade de fomentar as vocaciones sacerdotais.
Se compreende o afã com que em tempos antigos, cada família ansiava que de seu seio brotasse, como uma vara de nardo, uma vocação sacerdotal.
Se compreende o imenso respeito que os povos tinham pelos sacerdotes, o que se reflete nas leis.
Se compreende que o pior crime que alguém pode cometer é impedir o desalentar de um vocação.
Se compreende que provocar uma apostasia é ser como Judas e vender a Cristo novamente.
Se compreende que se um pai ou uma mãe de família obstruírem a vocação sacerdotal de um filho, é como se renunciassem a um título de nobreza incomparável.
Se compreende que mais que uma Igreja, e mais que uma escola, e mais que um hospital, é um seminário ou um noviciado.
Se compreende que contribuir para construção ou manutenção de um seminário ou um noviciado é multiplicar os nascimentos do Redentor.
Se compreende que dar para costear os estudos de um jovem seminarista ou de um noviço, é aplainar o caminho por onde há de chegar ao altar um homem que durante meia hora, cada dia, será mais que todas as dignidades da terra e que todos os santos do céu, pois será Cristo mesmo, sacrificando seu Corpo e seu Sangue, para alimentar o mundo.

Nenhum comentário:


Fernando Rodrigues Batista

Quem sou eu

Minha foto
Católico tradicionalista. Amo a Deus, Uno e Trino, que cria as coisas nomeando-as, ao Deus Verdadeiro de Deus verdadeiro, como definiu Nicéia. Amo o paradígma do amor cristão, expressado na união dos esposos, na fidelidade dos amigos, no cuidado dos filhos, na lealdade aos irmãos de ideais, no esplendor dos arquétipos, e na promessa dos discípulos. Amo a Pátria, bem que não se elege, senão que se herda e se impõe.

"O PODER QUE NÃO É CRISTÃO, É O MAL, É O DEMONIO, É A TEOCRACIA AO CONTRÁRIO" Louis Veuillot